sábado, 9 de janeiro de 2021

A esquerda capitalista e a direita capitalista- descubra as diferenças

 

O jornal Ilha Maior pediu a cada um dos deputados eleitos pelo Pico uma avaliação do programa do governo que nos calhou nos Açores.A crítica de Miguel Costa (PS) revela inadvertidamente o verdadeiro problema político do nosso tempo. 
No programa apresentado pelo PSD, CDS e PPM, com o apoio do IL e do C****a, "não foi apresentada, como prometida, uma verdadeira alternativa de governação", diz Miguel Costa daquele que é, segundo ele, "um documento que não trouxe nada de novo".
A democracia-que-temos resulta nisto: os partidos do dito arco da governação sucedem-se mas as políticas são as mesmas. Não podia ser de outra maneira: é requerido um espetáculo político, guerras de alecrim e manjerona, dramatizações ocas, para tentar enganar o povo, mantendo a ilusão de que a mudança de partido no governo corresponde a uma mudança de políticas. Como Miguel Costa reconhece, o que temos é, pelo contrário, a mesma política, só trocando o fato cor-de-rosa por outro cor-de-laranja. 
Por trás deste circo, as mesmas forças do capitalismo global mantêm o seu domínio sobre as narrativas: austeridade para equilibrar as contas públicas, apoios do Estado às empresas, recurso ao sistema financeiro privado para investimento e criação de emprego. Na paz podre da União Europeia, tem bastado isso. Nos países mais desfavorecidos, de África à América do Sul (mas também na própria Europa) o capitalismo mostra o dentes, assassinando ativistas e reprimindo violentamente os protestos quando controla o governo, forçando golpes de estado em caso contrário.
Mas as pessoas há muitos anos que perceberam que essas políticas, seja qual for a cor de que estejam revestidas, não respondem às suas necessidades. A primeira reação foi a abstenção: desligarem-se do jogo político, percebido como inútil, ao mesmo tempo que se procuram desenrascar como podem. Neste momento a proporção de pessoas que não se conseguem desenrascar está a atingir um nível tão elevado, a degradação social e económica é de tal ordem que vemos a ascensão de movimentos que têm como alvo aquilo que pensam ser a causa dos seus problemas: a corrupção do sistema político.
A descida para o fascismo (como se vê nos enormes apoios financeiros ao C***a e à IL) é a forma que o capitalismo global encontra para manter o controlo da populaça. O que me custa ver este espetro negro a descer sobre esta terra que aprendi a amar...

Sem comentários:

Enviar um comentário